1. O que é a Rede CPENET?

É um conjunto de estações geodésicas, equipadas com receptores e antenas GNSS, permanentemente instalados e operacionais, de alto desempenho, cujo objetivo é auxiliar os profissionais usuários da tecnologia GNSS nos levantamentos geodésicos, através do método de posicionamento relativo nas técnicas RTK GSM/NTRIP e pós processado.

2. Visão Geral

A crescente demanda por trabalhos realizados com a tecnologia GNSS aliada à exigência de resultados com excelente precisão, percebeu-se a necessidade de construir uma rede geodésica moderna e ativa para atender as demandas dos usuários das diferentes marcas de receptores GNSS. O conceito de serviço de correção de dados GNSS a partir de estações de monitoramento da CPENET tem como principais características a estabilidade e a confiabilidade no funcionamento das estações GNSS, assim como o fornecimento de um suporte em termos de conhecimento técnico.

3. Estrutura da Rede CPENET

Todas as estações geodésicas da CPENET são equipadas por receptores e antenas GNSS com capacidade para rastrear as constelações de satélites GPS (EUA), GLONASS (Rússia), Galileo (Europa) e BeiDou (China).

4. Localização das Estações de Referência

A escolha dos locais para implantação das estações de referência foi definida de acordo com a área de cobertura para cada estação, assim como a avaliação de fatores externos que possam interferir no rastreio dos sinais GNSS, ou seja, longe de interferências dos sinais GNSS e obstáculos físicos (prédios, construções, montanhas, etc.) que podem provocar o efeito de multicaminhamento.

5. Instalação das Antenas GNSS

A garantia da recepção dos sinais GNSS de boa qualidade se deve ao fato de que todas as antenas GNSS foram instaladas em locais livres de obstáculos e interferências dos sinais GNSS. A estrutura montada para o suporte da antena GNSS permite uma estabilidade da antena GNSS, tendo como resultados coordenadas geodésicas altamente confiáveis.

6. Principais vantagens do uso das Estações de Referência da Rede CPENET

Com o serviço da Rede CPENET, o usuário utilizará apenas um receptor rover (móvel) nos levantamentos de campo, podendo ter vantagens como:

  • Redução no custo de mão-de-obra, pois não há necessidade de uma pessoa locada juntamente com o receptor GNSS no ponto base. Para o levantamento de campo é necessário apenas do profissional para operar o receptor móvel (Rover);
  • Redução da quantidade de equipamentos e acessórios para o levantamento de campo;
  • Redução no custo de investimento com compra ou aluguel de equipamentos: o investimento será feito apenas no receptor móvel, eliminando a necessidade do receptor base, rádio base e demais acessórios;
  • Otimização do tempo para realização do levantamento de campo e escritório, pois as estações de referência da rede CPENET já estão com as coordenadas definidas e referenciadas ao sistema SIRGAS2000, assim não há necessidade do rastreio e processamento de um ponto base em campo.

7. Motivos para contratar o serviço da Rede CPENET

  • Disponibilidade de plano semanal, mensal ou anual, conforme a necessidade;
  • A contratação do plano oferece acesso aos dados brutos gerados pelas estações de referência, assim como o serviço de correção RTK GSM/NTRIP;
  • O cliente conta com o serviço do suporte técnico da CPE Tecnologia, composto por profissionais capacitados e experientes;
  • O monitoramento do funcionamento das estações de referência é feito diariamente, visando uma maior estabilidade do sinal aos clientes usuários da rede CPENET.

Entre em contato com nossos consultores.

Fale com um consultor

Envie sua dúvida para a equipe da CPE









Ou encontre uma unidade próxima à você


Qual sua dúvida?